A pole position das estufas

“Muitas vezes temos visões muito românticas da produção de alimentos, especialmente na Europa Ocidental e nos Estados Unidos”, diz Sander van Golberdinge, gerente de relações públicas da Grodan, neste Gro-pinion. Quando se trata de sustentabilidade e saúde, todos nós pensamos muito rapidamente sobre agricultura orgânica e horticultura. Até que você conheça os fatos. “Então parece que a agricultura orgânica e a horticultura muitas vezes não são a solução.”

“Pense bem antes de escolher a agricultura orgânica”, disse recentemente a americana Julie Borlaug em um jornal holandês. Além de atuar na biotecnologia que estimula a inovação na agricultura, Borlaug também é neta de um fenômeno do mundo da alimentação: Norbert Borlaug . Há exatos 50 anos (1970), o ‘pai da Revolução Verde’ ganhou o Prêmio Nobel por suas reformas agrícolas.

Acordo Verde

No artigo, Julie aponta um ponto sensível na discussão sobre nossa produção de alimentos, incluindo o Green Deal no qual a União Européia está trabalhando e no qual a agricultura orgânica tem um papel importante a desempenhar. Errado na opinião dela. Ela enfatiza que a agricultura orgânica e a horticultura exigem uma enorme quantidade de terra.

2050

Mas essa mesma terra é escassa. Não é à toa que enfrentamos o desafio de como alimentar 10 bilhões de pessoas que habitarão a Terra em 2050. Mais pessoas significa mais espaço de vida, espaço de trabalho, mas também mais produção de alimentos. Borlaug teme que estejamos caminhando para uma catástrofe total. Ela está preocupada com a ênfase em mais agricultura orgânica por parte do público e dos políticos. “Um anseio deslocado pelo passado”, diz ela.

Primeira posição

Embora ela tenha razão, a agricultura orgânica é muito mais do que um passo atrás no tempo. A agricultura orgânica também é inovação. A solução para o problema alimentar global está nos dois mundos, incluindo a horticultura em estufa. Com estufas na região de Westland (Holanda), Bretanha (França) e Kalisz (Polônia), por exemplo, temos literalmente uma ‘pole position’. Estamos sentados em um pote de ouro.

Abelhas

Entre em uma estufa moderna e prepare-se para se surpreender. Você entra em um mundo composto por uma infinidade de mini-sistemas ecológicos. Como se você estivesse andando em uma bela floresta. Veja como os zangões são usados ​​para polinização de nossos tomateiros. Dificilmente poderia ser mais sustentável. Tudo é cultivado circularmente dentro de um sistema fechado para que as plantas usem apenas as matérias-primas realmente necessárias.

Cultivo hidropônico

E com a tecnologia de substrato da Grodan, produtores e criadores de plantas podem produzir mais com menos água, nutrientes e espaço. Você sabia, por exemplo, que cultivar um quilo de tomate em campo aberto requer nada menos que 60 litros de água, enquanto em um sistema fechado onde a água é recirculada, não são necessários mais de 4 litros?

A estufa de alta tecnologia

O fato de a estufa de alta tecnologia desempenhar um papel tão especial em nosso planeta com seus limites atuais é algo que não poderíamos imaginar há cinquenta anos. E muitas pessoas também se surpreendem com o fato de que a indústria hortícola do país de onde venho, a Holanda, tenha um papel tão importante na produção global de alimentos (veja, por exemplo, esta maravilhosa reportagem da National Geographic ). Acho muito especial poder contar essa história. Isso pode ser feito de maneira científica como os Borlaugs, mas também pode ser feito de uma maneira completamente diferente.

Polinizadores

Recentemente assisti a um documentário americano, que explica a importância de polinizadores como abelhas e borboletas. O filme leva a visão do olho do inseto. A certa altura, você se surpreende com o valor dessas estufas de alta tecnologia e com a beleza do ambiente para o cultivo de tomates.

Hollywood

Embora nem todos possamos ser cineastas, ainda podemos contar histórias. E há uma história muito boa a ser contada para o setor de cultivo de hortaliças. Afinal, os vegetais são um produto saudável do qual você não pode comer o suficiente. Também porque quase nenhum pesticida é usado ao cultivá-los em uma estufa de alta tecnologia.

Menos modesto

No entanto, isso não significa que eu queira colocar a horticultura em estufa contra a agricultura orgânica e a horticultura. De jeito nenhum. A agricultura orgânica e a horticultura também estão passando por uma modernização radical. Mas acho que temos sido muito modestos em relação às nossas estufas. Há muito que os consideramos normais, mas não são. Deixemos essa modéstia. Na estufa trabalhamos com as inovações mais engenhosas para tornar a produção de alimentos ainda mais eficiente, sustentável e preparada para o futuro. Por ser, às vezes, um pouco menos modesto, cabe a nós garantir que o maior número possível de pessoas ouça essa história.

Hamster

Você quer saber quem mais era muito modesto? Norberto Borlaug. Sem chamar atenção indevida para si mesmo, ele quase sozinho salvou um bilhão de pessoas da fome. Mas muito poucas pessoas se lembram dele. Ou seu trabalho. Julie certa vez levou seu avô para a escola. “Ele mostrou seu Prêmio Nobel e contou às crianças sobre isso. O fato é que ninguém ficou impressionado. Eles encontraram uma colega de classe que trouxe seu hamster naquele dia muito mais interessante.”

A Grodan investe no desenvolvimento do conhecimento por meio de cooperação intensiva com produtores e parceiros de conhecimento, como a Wageningen University & Research. A Grodan disponibiliza esse conhecimento em mesas redondas, jornais e reuniões de especialistas. Há 50 anos, a Grodan trabalha para tornar a horticultura mais sustentável e recentemente recebeu o rótulo ecológico europeu por oferecer soluções de reciclagem a 90% de seus clientes.

 

Shopping Basket